redes predial de águas residuais

No cumprimento do disposto no Decreto-Lei nº555/99 de 16/12 na redação do Decreto-Lei nº10/2024 de 08.01 do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, a apreciação de projetos pelos SIMAR de Loures e Odivelas incidirá na análise e verificação da conformidade das condições de ligação às redes públicas, bem como, o cumprimento da legislação vigente no que respeita às redes públicas que estejam previstas executar e que serão posteriormente integradas nas redes públicas dos municípios de Loures e Odivelas.

O cumprimento das disposições legais no que concerne às redes prediais, ficará assegurado pelo termo de responsabilidade e demais documentos de habilitação apresentados pelo técnico autor do projeto, não se responsabilizando os SIMAR por eventuais incumprimentos ou falsas declarações nos termos de responsabilidade.

Estes requisitos aplicam-se à apreciação de todos os projetos de abastecimento de água ou drenagem de águas residuais, quer sejam entregues diretamente nas Câmaras Municipais ou nos próprios SIMAR de Loures e Odivelas.

Para instruir devidamente cada processo, deverá entregar, sempre, nos termos da Portaria n.º 71-A/2024 de 27.02, os elementos abaixo indicados, para PROJETOS DE REDE PREDIAL DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E PLUVIAIS:

  1. Requerimento para 🔗Pedido de Apreciação de Projetos;
  2. 🔗 Ficha Técnica para Projeto de Águas Residuais Domésticas e Pluviais;
  3. Termo de responsabilidade do técnico autor do projeto;
  4. Declaração atualizada da ordem profissional e respetivo seguro;
  5. Planta de localização com cadastro das redes municipais a solicitar previamente aos SIMAR através do formulário on-line, disponível em 🔗Plantas de Cadastro;
  6. Memória descritiva e justificativa na qual constem a descrição da conceção do sistema, materiais e demais exigências regulamentares;
  7. Cálculo Hidráulico, dos quais constem os critérios de dimensionamento do sistema, materiais e demais exigências regulamentares;
  8. Planta de implantação com indicação de escala (dispensável se a planta do piso térreo incluir limites do lote com representação dos muros e de todos os arranjos exteriores, tais como, escadas, rampas de acesso, floreiras, espaços verdes, etc.)
  9. Plantas de todos os pisos com representação da rede, incluindo cobertura (escala 1:100);
  10. Corte esquemático que inclua limite do lote e muros (quando aplicável) ou em alternativa perspetiva isométrica (escala 1:100);
  11. Pormenores técnicos que se entendam como necessários para uma boa interpretação do projeto.

Em caso dos SIMAR solicitarem correções ao projeto, deverá ser utilizado requerimento próprio para o efeito, 🔗Pedido de Apreciação de Correções de Projetos e os novos ficheiros devem ser  anexados, devidamente identificados, e com indicação que substituem a versão anterior.

O diâmetro mínimo do ramal de ligação a rede é de 160 mm.

Altura (h) das caixas de ramal de ligação de até 1 m.