regulam normas

No âmbito da desmaterialização de processos e transformação digital, os SIMAR de Loures e Odivelas disponibilizam instrumentos que permitem o envio de novos projetos de forma digital, simples e célere.

Nesta página, encontra todo o procedimento, normas e documentos necessários para efetuar o seu pedido.

Consulte as normas e elementos instrutórios necessários para a correta instrução dos pedidos em formato digital, no âmbito da apreciação de projetos de rede interna de águas e de rede interna de águas residuais (domésticas e pluviais) e de resíduos urbanos.

Todos os elementos instrutórios de um pedido devem ser entregues em formato digital e autenticados através de uma assinatura digital qualificada. Por exemplo, o cartão do cidadão. A falta da mesma implica a rejeição do processo para apreciação.

Os elementos que integram os pedidos de apreciação de projetos em redes prediais de abastecimento de água ou drenagem de redes residuais encontram-se definidos no:

🔗 Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição
de Água e de Drenagem de Águas Residuais (Decreto Regulamentar n.º 23/95 de 23 de agosto)
;

🔗 Regulamento de Abastecimento de Águas dos SIMAR de Loures e Odivelas;

🔗 Regulamento de Drenagem de Águas Residuais dos SIMAR de Loures e Odivelas;

🔗 Regulamento de Descargas de Águas Residuais e Industriais dos SIMAR de Loures e Odivelas;

🔗 Regulamento de Segurança Contra Incêndios (Decreto-Lei 220/2008 de 12 de novembro, na sua redação em vigor, DL  n.º 9/2021 de 29/01);

🔗 Portaria 1532/2008 de 29 de dezembro, alterada pela Portaria n.º 135/2020 de 02 de junho;

Ver normas regulamentares (abaixo).

No âmbito da apreciação de projetos de Água, Águas Residuais (Domésticas e Pluviais) e Resíduos Sólidos Urbanos, nos concelhos de Loures e Odivelas e considerando os requisitos técnicos necessários para a correta receção dos pedidos, em formato digital, bem como, o cumprimento da legislação em vigor, devem ser cumpridas as seguintes normas:

  1. Para a instrução de processos em formato digital, todos os pedidos devem ser realizados através de requerimento, assinado digitalmente.
  2. A assinatura dos requerimentos deve ser realizada pelos técnicos responsáveis pelo projeto ou pelo Diretor de Obra.
  3. Os requerimentos em PDF editável encontram-se disponíveis, a partir de hiperligações, na lista de elementos instrutórios.
  4. Estes requerimentos em PDF editável devem, obrigatoriamente, ser gravados no formato original, no computador, sendo que não serão aceites prints ou documentos digitalizados.
  5. Para assinatura do requerimento, com o certificado digital qualificado, deverá clicar no campo destinado à assinatura.
  6. Os ficheiros devem ser entregues, exclusivamente, em suporte digital gravados numa única pasta eletrónica e enviados para o endereço de email: geral@simar-louresodivelas.pt
  7. Cada e-mail não deve ter dimensão superior a 15MB.
  8. O nome dos ficheiros não é pré-determinado, mas deve permitir identificar, inequivocamente, o seu conteúdo.
  9. A assinatura digital dos documentos, quando exigida, deve ser qualificada sendo uma das admissíveis a do cartão do cidadão.
  10. As peças escritas devem ser entregues em formato PDF/A sempre que necessário a assinatura do requerente ou do técnico e formato PDF para os restantes documentos;
  11. As peças desenhadas devem ser entregues em formato DWFx, que suporta assinatura digital qualificada.

a. Todos os ficheiros DWFx devem ser criados em formato/escala igual ao da impressão.

b. A unidade utilizada deve ser o metro, com precisão de duas casas decimais.

c. Todos os desenhos devem ser realizados em tamanho real segundo a mesma unidade métrica (1unidade = 1metro).

d. Quando um ficheiro DWFx se refere a uma especialidade, deverá conter todas as folhas relativas às peças desenhadas dessa especialidade.

e. Todos os ficheiros criados a partir do CAD devem permitir a identificação e controle da visibilidade dos layers.

12. Os SIMAR de Loures e Odivelas estão, totalmente, impedidos, de executar qualquer alteração aos ficheiros entregues, garantindo, assim, a autenticidade dos mesmos.