Barra História
  • Criação das redes sociais institucionais, Instagram e Linkedin.
  • Novo balcão de atendimento ao público em Moscavide.
  • Assinatura do contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Odivelas, Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas e Juntas de Freguesia do concelho de Odivelas
  • Reabilitação do sistema de aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS) com recurso a equipamento solar térmico nas instalações do Juncal.
  • Assinatura do contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Loures, Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas e Juntas de Freguesias.

  • Inauguração da 3ª fase da Telegestão
  • Inauguração do Reservatório de Santa Maria  (Casal do Covão).

  • Inauguração do Reservatório de Caneças.

  • Acordada pelos executivos das Câmaras Municipais de Loures e de Odivelas a criação do Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas.
  • Criação do Facebook institucional dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas
  • Aplicação do Tarifário Social que beneficia famílias com baixo rendimento, ficando isentos de pagamento das tarifas fixas, aumentando a quantidade de água disponibilizada no 1º escalão.
  • Introdução do Tarifário Familiar destinado a famílias numerosas, com benefício para maior quantidade de água, pelo valor do 1º escalão de consumo.
  • Integração de viaturas de recolha lateral, movidas a gás natural, na frota de recolha de resíduos sólidos urbanos.
  • Implementação do sistema de telegestão de água potável 2ª fase.
  • Início do programa de sensibilização ambiental “Água … Pequenos Gestos, Grandes Conquistas”.
  • Inauguração do edifício de Telegestão nas instalações de Sete Casas.
  • Entrada em funcionamento do site dos Serviços Municipalizados de Loures na internet (www.smas-loures.pt).
  • Início do programa de educação ambiental para os resíduos sólidos urbanos.

  • Adesão do tratamento de águas residuais à empresa multimunicipal Simtejo (Sistema Intermunicipal do Tejo Trancão).
  • Implementação do sistema de Telegestão de águas residuais 1ª fase.
  • Inauguração do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, construído sobre o aterro sanitário, que foi construído em 1988 pela Câmara Municipal de Loures, aquando do encerramento da lixeira de Montemor.
  • Início do sistema de recolha “porta-a-porta”, de resíduos sólidos indiferenciados e seletivos.
  • Inauguração do novo laboratório de análises de águas potáveis, situado em Sete Casas, Loures.
  • Inauguração da nova ETAR de Frielas, com capacidade para tratar águas residuais de 710 mil habitantes equivalentes.
  • Adesão ao sistema intermunicipal do tratamento, valorização e destino final Valorsul (Sistema Intermunicipal de Valorização de Resíduos).
  • Inauguração da ETAR de São João da Talha, com uma capacidade para tratamento de água residuais domésticas e industriais de 135 mil habitantes equivalentes.
  • Municipalização do serviço de remoção, tratamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos.
  • Criação do sistema geral de esgotos.
  • Transferência da exploração da rede de eletricidade para a empresa EDP.
  • Início do processo de análises de águas potáveis, quando não havia sequer legislação nesta área.

  • Inauguração da ETAR de Frielas, 1ª estação de tratamento de águas residuais dimensionada para 50 mil habitantes e que esteve em funcionamento até 1999.
  • Início de exploração da rede de esgotos. As redes existentes eram em alvenaria de pedra e localizavam-se nos centros de Caneças, Bucelas, Odivelas e Loures.
  • Criação dos Serviços Municipalizados de Loures, visando a exploração das redes de água e eletricidade, para 50 mil habitantes.    A taxa de cobertura no abastecimento domiciliário de água era de 11%.