O PCQA é um programa de colheitas regulares no sistema de abastecimento de água em Loures e Odivelas e determinações de parâmetros analíticos de acordo com o disposto na lei.
Este programa é aprovado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e dele é dado conhecimento à Autoridade de Saúde.
Os pontos de amostragem são pontos estratégicos do sistema de abastecimento de água e pontos sensíveis dos municípios de Loures e Odivelas, como Hospitais, Clínicas de Diálise, Clínicas Médicas, Lares, Casas de Repouso, Centros de Dia, Escolas, Infantários e Indústrias. São, também, realizadas colheitas em Restaurantes, Cafés e Pastelarias, locais onde existe consumo humano de água da torneira. As colheitas são realizadas por técnicos de amostragem acreditados, devidamente identificados.
O PCQA tem especificado na legislação o grupo de parâmetros que constituem os Controlos de Rotina 1 e 2 e o Controlo de Inspeção, bem como as frequências mínimas de amostragem, assim:
CR1 – O Controlo de Rotina 1 são os controlos de maior frequência, dizendo respeito à microbiologia básica e desinfetante residual.
CR2 – O Controlo de Rotina 2 são os controlos de frequência intermédia, fornecendo informação sobre a qualidade organolética e parâmetros específicos relacionados com as condições de abastecimento, quer seja na distribuição, quer seja na torneira do consumidor.
CI – O Controlo de Inspeção refere todos os parâmetros dispostos nas CR1 e CR2, bem como parâmetros que apenas têm alterações em períodos longos de tempo, sendo a frequência de amostragem menor.
No âmbito do cumprimento da legislação vigente e tendo em conta a conformidade dos resultados obtidos, a ERSAR atribui o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano às Entidades Gestoras de Abastecimento de águas em baixa desde 2017. Os SIMAR de Loures e Odivelas foram agraciados com esta distinção nos anos de 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023.
O PCO é um programa de monitorização dos órgãos da rede de distribuição, realizado pela recolha de amostras de água, em diversos órgãos da rede, nomeadamente, Reservatórios, Condutas Adutoras, Hidropressores, Perdas de Carga, Redutores e Caixas de Colheita. Neste âmbito, também é controlada a concentração de cloro residual livre, a condutividade e o PH em contínuo em vários órgãos da rede de abastecimento.
O PCC é um programa realizado, ocasionalmente, sempre que seja necessária a realização de colheitas para análise ou em situações em que é necessário confirmar valores de determinados parâmetros. Este plano é colocado em funcionamento quando existem reclamações que assim o exijam ou quando a Autoridade de Saúde, no âmbito das suas funções de vigilância sanitária, solicita a confirmação de resultados ou o controlo de um ponto de amostragem específico na torneira do consumidor.