BIORRESIDUOS

Os resíduos orgânicos ou resíduos alimentares são restos de preparação de refeições e sobras de alimentos (cascas de fruta, aparas de legumes, pão, borras de café, etc.).

Em 2005, os SIMAR iniciaram a recolha seletiva de resíduos orgânicos em cerca de 600 estabelecimentos do canal HORECA, dos dois municípios, e nas habitações da Urbanização da Portela e Quinta do Almirante (Santo António dos Cavaleiros).

No entanto, estes resíduos ainda representam cerca de 40% do total de resíduos urbanos produzidos na área de intervenção dos SIMAR, pelo que, é fundamental efetuar a sua separação.

Para isso, foi criado o projeto-pilotoOs Orgânicos devolvemos à Natureza”, cofinanciado pelo POSEUR/UE que alargou, em 2023, a recolha destes resíduos a 25 urbanizações dos concelhos de Loures e Odivelas. Veja como aderir.

Mais tarde, o projeto foi implementado na Urbanização do Infantado, em Loures.

Nas zonas abrangidas pelo projeto foram entregues baldes castanhos de 7L para que as famílias possam separar os restos de preparação de refeições e sobras de alimentos. Estes resíduos devem, depois, ser depositados nos contentores individuais atribuídos aos prédios ou moradias ou, ainda, nos novos equipamentos de proximidade instalados em algumas zonas. Para esses, é necessário um cartão de acesso que permite a abertura do contentor.

Se tem um estabelecimento HORECA, saiba que a separação destes resíduos é obrigatória.

Se, ainda, não tem o seu contentor castanho contacte-nos pelo telefone nº 219 848 500 ou envie email para geral@simar-louresodivelas.pt. Entramos em contacto consigo!  A recolha destes resíduos é efetuada, diariamente, de domingo a 6ªfeira.

Estes resíduos são encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul. Aqui, são transformados em composto para uso agrícola produzindo, também, energia elétrica, a partir do biogás que os resíduos libertam. Dado tratar-se de um processo de valorização muito sensível e para que o mesmo seja bem-sucedido é fundamental cumprir as regras de deposição/separação.

Os resíduos verdes ou de jardim são todos aqueles que resultam da limpeza e manutenção de jardins e outras áreas verdes.

Por exemplo: aparas, troncos, ramos, relvas e ervas. A recolha seletiva de resíduos verdes tem como objetivo reduzir a presença destes resíduos no contentor do lixo, bem como, contribuir para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.

Contribua para valorizar os resíduos verdes que produz no seu jardim! Solicite a sua recolha aos SIMAR pelo telefone 219 848 500 ou envie email para  geral@simar-louresodivelas.pt

Esta recolha é gratuita até ao limite de 1m3/semana e será efetuada em data e local a acordar. Após a solicitação da recolha, o prazo máximo de resposta não ultrapassa os 5 dias úteis.

Para quantidades superiores, e após avaliação pelos SIMAR, a recolha será efetuada mediante orçamento e de acordo com a estrutura tarifária em vigor.

Estes resíduos são encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica ou, em função das suas características, para o Ecocentro da Valorsul. Aqui são transformados em composto para uso agrícola produzindo também energia elétrica, a partir do biogás que os resíduos libertam.

Devem ser cumpridas as regras de deposição/separação.

Designam-se por biorresíduos, os resíduos biodegradáveis de jardins e parques (resíduos verdes ou de jardim), os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.