O Laboratório de Águas (LA) foi criado em 1974 (com o nome de Laboratório de Águas Potáveis) como resposta à crescente necessidade de avaliar e promover o controlo da qualidade da água distribuída no concelho de Loures.
A vantagem da existência de um laboratório próprio era e, continua a ser, a rapidez da resposta entre a realização de análises de controlo da qualidade da água de consumo humano distribuída pelos SIMAR, a identificação (ou suspeita) de um problema, possibilitando o desenvolvimento por parte dos SIMAR de ações indispensáveis para assegurar uma boa qualidade da água de abastecimento adequada a consumo humano.
Os pressupostos que levaram à criação do LA (necessidade de avaliar e promover o controlo da qualidade da água distribuída, ainda antes da existência dessa obrigatoriedade legal), mantiveram-se até aos nossos dias, sendo os mesmos reforçados pela atual legislação.
Reconhecendo as capacidades técnicas do LA foi alargada a prestação da realização de serviços analíticos a clientes.
Em 2002, o LA alargou o seu âmbito de atividade à realização de análises a águas residuais domésticas e industriais, segundo os requisitos da legislação vigente e os requisitos estabelecidos para descargas de águas residuais industriais na rede de coletores municipais.
Da mesma forma, o LA disponibilizou este novo serviço a clientes.
Assim, a principal atividade do LA é a realização de análises para consumo humano, em cumprimento da legislação em vigor, no entanto também realiza análises de águas de piscinas; águas superficiais ou subterrâneas e águas residuais (domésticas e industriais).
Face a esta nova realidade, a designação do laboratório foi alterada de Laboratório de Águas Potáveis para o Laboratório de Águas.