perguntas frequentes_

A qualidade da água destinada ao consumo humano é regulada pelo Decreto-Lei nº 69/2023 de 21 de agosto. 

As Entidades Gestoras/ Distribuidoras efetuam um controlo da qualidade da água, publicando, trimestralmente, os resultados das análises efetuadas, em editais afixados nos lugares próprios (Sítio Oficial dos SIMAR de Loures e Odivelas, Junta de Freguesia, etc).

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) aprova a execução do Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), realiza inspeções periódicas e acompanha o desempenho das Entidades Gestoras.

Os SIMAR de Loures e Odivelas complementam a execução do PCQA com o Plano de Controlo Operacional da Qualidade da Água (PCO).

A qualidade da água é monitorizada pela execução do PCQA e do PCO, podendo surgir problemas pontuais. Em caso de esclarecimentos adicionais contate os SIMAR de Loures e Odivelas.

As características da água podem ser influenciadas pela temperatura da água determinando o seu sabor e pelo estado de conservação e a idade da rede de distribuição e predial, podendo determinar o sabor, o cheiro e a cor.

O cloro é o desinfetante mais utilizado, em todo o mundo, no tratamento de água para consumo humano, uma vez que elimina microrganismos patogénicos, garantindo a distribuição de água segura para a saúde pública.

É recomendado pela legislação uma concentração entre 0,2 e 0,6 mg/L Cl₂.

Apesar da quantidade de cloro adicionada à água ser mínima, pode sentir-se o cheiro a cloro. Para a redução do cheiro, aconselha-se a colocar a água no frigorifico, num recipiente tapado ou deixar repousar a água alguns minutos até que desapareça o cheiro.

A água fica branca quando existem bolhas de ar dissolvidas na água, ocorrem por variações de pressão na água ou ocorrências na rede de distribuição.

Quando estas situações ocorrem deve-se deixar repousar num copo ou jarro, até a água voltar a encontrar-se límpida.

A dureza da água é associada à presença de sais de cálcio e magnésio, sendo classificada como dura quando existe uma concentração considerável destes minerais, e macia quando a concentração é baixa.

A dureza da água não representa risco para a saúde pública, no entanto, poderá formar incrustações nos eletrodomésticos no caso da água ser dura. Todavia, deve-se efetuar, regularmente, a limpeza de pequenos eletrodomésticos que necessitam de água.

Após a falta de água, a água pode sair com algumas impurezas e de forma intermitente, pelo que, nestas situações, deverá deixar correr a água durante alguns minutos.

Por vezes, poderão ficar impurezas presas nos filtros das torneiras, pelo que, se deverá retirar os filtros, limpar e desinfetar.

De acordo com as guidelines da OMS, apesar do amianto ser considerado um carcinogénico quando inalado, não foi estabelecido um valor guia para o amianto na água destinada a consumo humano por não existirem evidencias científicas através da realização de estudos epidemiológicos que fundamentem a existência de risco para a saúde humana associada à ingestão do amianto pela via hídrica.

Esta cor é associada à presença de ferro ou manganês na água, resultante da degradação da rede predial. Existe a ocorrência desta situação após pouco consumo (durante a noite, férias).

Deve-se deixar correr a água. Não apresenta risco para a saúde pública.

A grande parte das empresas de venda de filtros utiliza dois métodos, a utilização de carvão ativado, que retira sabores e cheiros, e o cloro residual livre, que é a barreira sanitária para o crescimento de microrganismos. E a utilização de osmose inversa que retira os minerais da água formando uma pelicula visível e tornando a água numa água destilada.

No âmbito do cumprimento da legislação em vigor, Decreto-Lei nº 69/2023 de 21 de agosto, são disponibilizados os resultados das análises trimestralmente no site dos SIMAR de Loures e Odivelas, por zona de abastecimento e na entidade gestora, bem como na fatura da água são disponibilizados os resultados anómalos do mês anterior.