modelo_post_site

Reciclagem de cápsulas de café chega a Loures e Odivelas

Se é uma das pessoas que não dispensa um café, ou vários, por dia e não sabe o que fazer às cápsulas, fique a saber que os SIMAR de Loures e Odivelas aliaram-se à RECAPS, Lda. para lhe trazer uma nova solução.

O protocolo de parceria foi hoje, 24 de junho, assinado na Galeria Vieira da Silva, em Loures.

Os SIMAR já instalaram, em diversos pontos das freguesias de Loures e Odivelas, contentores próprios para a reciclagem de cápsulas de café. Esta iniciativa tem por objetivo facilitar o correto encaminhamento deste tipo de resíduos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e promovendo a sustentabilidade.

Agora, nestas freguesias, as pessoas poderão encontrar os novos pontos de recolha em zonas mais frequentadas, onde podem depositar as suas cápsulas de café usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio), para posterior reciclagem.

Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão noutros objetos do quotidiano como, por exemplo, mobiliário urbano e a borra do café será utilizada como fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

Os SIMAR apelam à colaboração da população para que deposite as cápsulas usadas nestes contentores, ajudando assim a reduzir a quantidade de resíduos que vão para o lixo indiferenciado. A reciclagem destes materiais é fundamental para minimizar o impacto ambiental e reaproveitar recursos.

Para já, o projeto é implementado nas freguesias de Loures e Odivelas, mas está prevista a posterior expansão à totalidade do território dos dois concelhos.

 Consulte AQUI os pontos de recolha 

DSC03320_tratada
DSC03340_tratada
DSC03346_tratada
DSC03382_tratada
DSC03368_tratada
DSC03370_tratada
site_junho

Interrupção no Abastecimento de Água entre as 9h e as 18h no dia 25 de junho (4ª feira) Santo António dos Cavaleiros (Paradela e Bela Vista) Ramada (Bairro das Granjas Novas)

Na sequência de realização de trabalhos de ampliação da Estação Hidropressora da Paradela, informamos:

O ABASTECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO , PREVISIVELMENTE, ENTRE AS 9H E AS 18H, NO DIA 25 DE JUNHO, NOS SEGUINTES LOCAIS:

 

NA FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS:

PARADELA – Rua Augusto Dias Silva (nº 23,32, lotes 262, 264 e 265), Praceta José Saramago, Rua Maria Helena Vieira da Silva (nº 26 ao 34 e nº59), Rua José Ferreira Cleto, Rua José Paulo de Oliveira, Rua Miguel Torga, Rua Manuel da Fonseca, Rua António Aleixo (nº 4 e 5, lotes 257 e 259), Rua Maria Guilhermina Carvalho Ascenso, Rua Rosa Lobato Faria, Rua António Alçada Batista, Rua Manuel dos Santos Lourenço.

BELA VISTA – Rua Joaquim Augusto Dias.


NA FREGUESIA DA RAMADA:

BAIRRO DAS GRANJAS NOVAS – Rua das Granjas (nº 23 ao 51, nº 40 ao 86 e lotes 36,44 e 49), Rua Irene Lisboa, Travessa Irene Lisboa, Rua Raúl Solnado e Praceta Américo Nunes.


Estamos a trabalhar, todos os dias, para melhorar as condições de abastecimento de água nos concelhos de Loures e Odivelas.

Apelamos à compreensão de todos e lamentamos os transtornos causados.

site

Literacia Financeira e Crédito Responsável em foco na Câmara Municipal de Loures e SIMAR

A Câmara Municipal de Loures e os SIMAR, em parceria com a DECO, promoveram um workshop dedicado à literacia financeira com especial foco no crédito responsável, especialmente dirigido aos seus trabalhadores.

Na abertura da sessão, o Diretor de Recursos Humanos, Dr. Carlos Moreira, destacou a importância de iniciativas que contribuam para o bem-estar financeiro dos colaboradores, reforçando o compromisso da autarquia com a capacitação e o apoio aos seus profissionais.

Seguiu-se a intervenção da Dra. Susana Oliveira, em representação do Conselho de Administração dos SIMAR, que sublinhou a relevância do tema na atualidade, especialmente num contexto de desafios económicos para muitas famílias.

Durante o workshop, foram abordados temas como:

  • Diferentes tipologias de crédito (Crédito aos consumidores e Crédito à habitação)
  • Descodificação de termos financeiros como TAEG, TAN,  Spread, Mtic, entre outros
  • Renegociação de dívidas
  • Conselhos para evitar o sobre-endividamento

Esta iniciativa insere-se no âmbito do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Loures e a DECO, que tem como objetivo reforçar a proteção dos direitos dos consumidores, nomeadamente promovendo a literacia financeira,  através de apoio personalizado, sessões informativas e atendimento regular no concelho.

Para mais informações ou apoio, contacte o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor:
📧 ciac@cm-loures.pt | ☎ 21 115 09 92 / 93

Sem título

75 anos ao serviço da população de Loures e Odivelas

Em 13 de junho de 1950 foram criados os Serviços Municipalizados de Loures (SML), visando a exploração das redes de água e eletricidade. Com uma população de pouco mais de 50 mil habitantes no concelho, a taxa de cobertura no abastecimento domiciliário de água era de apenas 11%.
Inicialmente, foram executadas as redes de abastecimento de água nas áreas de maior pressão urbanística, como Moscavide, Sacavém, Pontinha ou Camarate.

Em 1957, os SML passaram também a ser responsáveis por toda a rede de saneamento. As redes de esgotos existentes eram em alvenaria de pedra e localizavam-se em Caneças, Bucelas, Odivelas e Loures.

Em 1974, devido à necessidade de controlar a água de abastecimento, foi criado o Laboratório de Águas Potáveis, numa época em que nem sequer existia ainda legislação sobre o assunto.
Nesta altura, a população do concelho de Loures atingia já os 206.874 habitantes e a taxa de distribuição de água era de 75%.

A gestão da exploração da rede elétrica passou para a EDP em 1982.

Em 1994, passa a ser da competência dos SML a recolha de resíduos sólidos. Em 1999, atinge uma taxa de cobertura de 100%, englobando 40 circuitos, num total de 15.631 contentores.

No ano de 2014, são criados os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) após uma decisão tomada pelos dois municípios, que souberam entender e traduzir na prática, a necessidade de reforçar um serviço público de qualidade aos cerca de 370.000 utilizadores servidos por estes municípios.

75 anos de dedicação, compromisso e confiança ao serviço da população.
Juntos temos construído uma história baseada na sustentabilidade, na inovação e no respeito pelo recurso mais precioso do planeta – a água.

Seguimos firmes, com olhar voltado para os desafios do futuro, sempre ao lado da população.

site_lab_escolas

Laboratório de Águas promove ação educativa na Escola Básica do Catujal

O Laboratório de Águas dos SIMAR de Loures e Odivelas promoveu, ontem, uma ação educativa na Escola Básica do Catujal, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre o uso responsável da água e no entendimento de parâmetros físico-químicos e microbiológicos utilizados para avaliar a qualidade da água.

A iniciativa mobilizou 10 turmas do 5º ao 9º ano e contou com atividades laboratoriais adaptadas ao ambiente escolar, como a realização de análises simples como medição do pH.

O Laboratório de Águas dos SIMAR é acreditado pelo Instituto Português da Acreditação.

No âmbito da implementação dos programas de controlo da qualidade da água para consumo humano são realizadas, anualmente, cerca de 28.000 análises em laboratório e em campo, que garantem uma percentagem de água segura de 99,70%.

site_SIMAR

Crianças conhecem o “Simarzinho”, a nova mascote para a sensibilização ambiental

Alegria, curiosidade e muito entusiasmo marcaram, hoje, a apresentação da mascote “Simarzinho” às crianças da Associação Comunitária Infantil e Juvenil da Ramada.

“Simarzinho”, um simpático boneco inspirado na figura de um defensor da natureza, foi criado para aproximar os temas ambientais (como a poupança da água ou a separação de resíduos) do universo infantil.

Com o seu visual colorido e missão bem definida, o “Simarzinho” promete tornar-se num aliado na dinamização de iniciativas sobre sustentabilidade ambiental. A ideia é que as crianças vejam no “Simarzinho” um amigo que ensina a brincar.  A expectativa é que contribua de forma significativa para transformar hábitos e formar desde cedo cidadãos mais conscientes.

77