Se é uma das pessoas que não dispensa um café, ou vários, por dia e não sabe o que fazer às cápsulas, fique a saber que os SIMAR de Loures e Odivelas aliaram-se à RECAPS, Lda. para lhe trazer uma nova solução.
O protocolo de parceria foi hoje, 24 de junho, assinado na Galeria Vieira da Silva, em Loures.
Os SIMAR já instalaram, em diversos pontos das freguesias de Loures e Odivelas, contentores próprios para a reciclagem de cápsulas de café. Esta iniciativa tem por objetivo facilitar o correto encaminhamento deste tipo de resíduos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e promovendo a sustentabilidade.
Agora, nestas freguesias, as pessoas poderão encontrar os novos pontos de recolha em zonas mais frequentadas, onde podem depositar as suas cápsulas de café usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio), para posterior reciclagem.
Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão noutros objetos do quotidiano como, por exemplo, mobiliário urbano e a borra do café será utilizada como fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.
Os SIMAR apelam à colaboração da população para que deposite as cápsulas usadas nestes contentores, ajudando assim a reduzir a quantidade de resíduos que vão para o lixo indiferenciado. A reciclagem destes materiais é fundamental para minimizar o impacto ambiental e reaproveitar recursos.
Para já, o projeto é implementado nas freguesias de Loures e Odivelas, mas está prevista a posterior expansão à totalidade do território dos dois concelhos.