RESÍDUOS VERDES

Os resíduos verdes ou de jardins, são todos aqueles que resultam da limpeza e manutenção de jardins e outras áreas verdes. Por exemplo: aparas, troncos, ramos, relvas e ervas.

 A recolha de resíduos verdes urbanos processa-se por solicitação prévia aos SIMAR, por escrito, por telefone ou pessoalmente, em hora, data e local a acordar com o munícipe, e até ao limite de 1m3/semana.

Após a solicitação da recolha, o prazo máximo de resposta não ultrapassa os 5 dias úteis.

Os troncos e ramos, depois de devidamente cortados em pequenos fragmentos e atados, devem ser colocados em local a indicar pelos SIMAR que poderá ser junto aos contentores do “lixo” indiferenciado, ou no local onde coloca habitualmente o seu contentor, no dia previsto para a Recolha de Monos. Os restos de relva devem ser previamente ensacados.

Quando forem muito volumosos ou se incluírem troncos (demasiado pesados para uma recolha manual), será efetuada previamente uma avaliação pela Divisão de Resíduos Urbanos.

O destino final dos resíduos de jardins é preferencialmente a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) da Valorsul, em função das suas características podem ainda ser encaminhados para o Ecocentro ou Aterro Sanitário da Valorsul, situado em Mato da Cruz, no Concelho de Vila Franca de Xira.