Os SIMAR Loures e Odivelas estabeleceram uma parceria com O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos para a recolha e encaminhamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
Este projeto-piloto pretende testar um serviço de proximidade ao cidadão para recolha de resíduos, que será um complemento aos serviços já disponibilizados pelos SIMAR Loures e Odivelas, garantindo, através dos próprios meios, a movimentação dos equipamentos elétricos volumosos desde o interior da habitação.
Uma iniciativa gratuita que permite uma maior proximidade na recolha de resíduos volumosos e, consequentemente, uma melhoria da qualidade dos materiais encaminhados para destino final, bem como, a recuperação dos equipamentos, que eventualmente estejam em estado de aproveitamento, incrementando as taxas de reutilização e a economia circular de produtos.
O projeto-piloto abrange as freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto (Odivelas), Moscavide e Portela, Santo António dos Cavaleiros e Frielas (Loures), sem prejuízo do posterior alargamento às restantes freguesias que integram os concelhos da área de influência dos SIMAR Loures e Odivelas.
As recolhas são gratuitas e devem ser agendadas através do número 800 262 333. A equipa de recolha assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte encaminhando, posteriormente, para reciclagem.
Para solicitar o serviço os clientes devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso para encaminhar para reciclagem, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.
O serviço está disponível nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Quais as freguesias abrangidas por este projeto?
R. Este Projeto piloto abrange as freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Moscavide e Portela, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, sem prejuízo do alargamento posterior à totalidade dos concelhos de Loures e Odivelas.
2. Para que número devo ligar a agendar a recolha?
R. Deve ligar para o número 800262333 e solicitar o agendamento da recolha do equipamento elétrico.
3. Qual é o horário de recolha?
R. As recolhas são realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00.
4. A recolha, ao domicílio, tem algum custo associado?
R. Não. A recolha, ao domicílio, é gratuita.
5. Tenho que colocar o meu eletrodoméstico na entrada da habitação ou na via pública?
R. Não. A recolha é feita ao domicílio seja na habitação, arrecadação, etc.
6. Posso aproveitar a recolha para entregar pequenos eletrodomésticos ou pilhas?
R. A deslocação apenas é efetuada para a recolha de um grande eletrodoméstico, como uma máquina de lavar ou frigorifico. No entanto, pode aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.
7. Qual o destino do meu equipamento elétrico?
R. O equipamento elétrico recolhido é triado para separação dos equipamentos passiveis de recuperação e reutilização, com encaminhamento para instituições de solidariedade social para reparação e valorização. Os equipamentos que não são passiveis de recuperação são encaminhados para reciclagem.