Estas viaturas podem remover contentores do sistema porta-a-porta e de 1100l, aumentando assim a capacidade operacional da recolha de resíduos nos concelhos de Loures e Odivelas, designadamente na recolha seletiva de Biorresíduos.
As novas viaturas, que agora reforçam a frota, asseguram maior eficiência na utilização do combustível e redução das emissões de CO2, além de melhores condições de operacionalização, e reforço da segurança e conforto dos trabalhadores.
Esta medida integra-se num esforço que tem vindo a ser realizado, na renovação da frota de viaturas de resíduos, que visam permitir o reforço da capacidade das equipas operacionais afetas aos Resíduos Urbanos.
Entre 2021 e 2025 os SIMAR de Loures e Odivelas adquiriram 24 novas viaturas, que representam um investimento que ultrapassa os 5 milhões de euros.
A renovação da frota e o reforço das equipas, através da contratação de mais trabalhadores, permitiram, neste período, um aumento de 10% na taxa de recolha seletiva de resíduos.
Em resultado de um esforço contínuo para melhorar as condições de acondicionamento dos resíduos e em cumprimento da estratégia definida para Portugal até 2030, no âmbito da recolha seletiva de resíduos, foram adquiridos, também, neste período, mais de 49.000 contentores novos para deposição indiferenciada e seletiva de vários fluxos de resíduos, com um investimento de 3,1 milhões de euros. Em lavagem de contentores foram investidos 2 milhões de euros.
A gestão de resíduos em dois concelhos, que serve cerca de 350 mil habitantes e com grandes assimetrias geográficas, implica um trabalho contínuo e o envolvimento de todos. Os que gerem, os que habitam e os que visitam Loures e Odivelas.
Melhorar os serviços prestados à população é um compromisso firme deste mandato. Trabalhamos todos os dias para oferecer mais qualidade, eficiência e cuidado com os nossos Concelhos.


