Início > Notícias

 

 

Visita do ISEL aos SIMAR

2017-03-15

 

No passado dia 6 de março, os SIMAR receberam cerca de 20 alunos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que frequentam os cursos de Tecnologias e Gestão Municipal e Engenharia Civil.

 

Foi criado um itinerário para esta iniciativa que garantisse compreender a recolha e transporte de resíduos urbanos, o abastecimento público de água e a drenagem de águas residuais, sendo estas as áreas em que prestamos um serviço público aos nossos clientes.

 

O ponto de partida foi nas Instalações do Juncal, onde os alunos puderam assistir a uma breve explicação do que são os SIMAR por parte do Diretor Delegado, Eng.º Rui Abreu, bem como a uma elucidação sobre o funcionamento de uma viatura de recolha de resíduos urbanos nas palavras do Eng.º Hélder Lucas, Chefe de Divisão de Resíduos Urbanos, e com intervenções da técnica desta área, Eng.ª Filomena Vítor, e da Diretora de Departamento de Resíduos e Apoio Logístico, Eng.ª Margarida Rodrigues. Posteriormente, foi ainda possível assistir a uma recolha lateral, numa rua no Infantado.

 

Seguiu-se da parte da tarde a visita às áreas relativas ao abastecimento de água e à recolha e transporte de águas residuais.

 

O setor da Telegestão, pela sua importância no controlo de todo o sistema de distribuição e na deteção de roturas ou consumos anómalos foi o local escolhido para a entrada na área do abastecimento domiciliário de água, o qual mereceu uma intervenção inicial de introdução por parte do Sr. Administrador José Esteves, a que se seguiu uma explicação mais detalhada sobre o respetivo funcionamento pelo Eng.º Pedro Martins, tendo esta visita sido acompanhada também por Luís Mariano, em representação do Sr. Administrador António Pombinho. Foi de seguida realizada uma visita ao Reservatório e Estação Elevatória de Santo António dos Cavaleiros, onde o Eng.º Pedro Martins explicou o processo de distribuição de água às populações e esclareceu as questões colocadas por alunos e docentes.

 

Por fim, e para abordar o tema da drenagem de águas residuais, o Eng.º Filipe Teixeira teve a oportunidade de mencionar o funcionamento e importância das estações elevatórias, dando a conhecer dois tipos distintos destas infraestruturas, em São João da Talha e Sacavém.

 

Esta visita, que se pretendia abrangente a todas as áreas de atuação dos SIMAR, teve como principal objetivo promover a motivação, interesse e entusiasmo pelas áreas de estudo destes alunos.

 

Veja aqui as fotos

 

                                                 

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes