Início > Notícias

 

 

Os SIMAR reúnem com as Uniões e Juntas de Freguesia dos Concelhos de Loures e Odivelas

2016-09-13

 

No sentido de dar continuidade às medidas definidas no Plano Estratégico de Redução de Perdas de Água, ocorreu no passado dia 13 de setembro, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, situado no Parque Adão Barata, em Loures, uma reunião com as Uniões e Juntas de Freguesia dos Concelhos de Loures e de Odivelas.

 

Esta reunião contou com a presença dos Presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia dos Concelhos de Loures e Odivelas ou seus representantes, do Conselho de Administração dos SIMAR, composto pelo Sr. Presidente Hugo Martins e pelos Srs. Administradores José Esteves (também na qualidade de Vereador do Ambiente da C.M.Odivelas) e António Pombinho (igualmente em representação do Sr. Presidente da C.M.Loures), da Sra. Diretora de Departamento Administrativo e Financeiro Helena Moura Campos em representação do Sr. Diretor Delegado, alguns técnicos do Departamento de Ambiente das Câmaras Municipais de Loures e de Odivelas e de elementos do grupo de trabalho criado no âmbito da referida estratégia.

 

Como é de conhecimento público, os SIMAR criaram em 2014, um plano de ação assente em três premissas: redução para 20% do valor de perdas de água em 4 anos; utilização racional da água; utilização de águas locais e águas de reutilização em fins compatíveis. Nesse sentido, foi efetuada uma apresentação sobre o ponto de situação das medidas já desenvolvidas e dos investimentos já realizados, no valor de 4 milhões de euros, bem como das que se irão efetuar a curto prazo.

 

Foi ainda abordada a colaboração com os Departamentos de Ambiente das Câmaras Municipais de Loures e Odivelas no levantamento de todos os espaços verdes dos dois Concelhos com vista à colocação de contadores nos locais onde estes não existam, bem como o projeto-piloto que os SIMAR estão a desenvolver ao nível da implementação de um sistema de telemetria, o qual permitirá efetuar leituras em tempo real, identificar fraudes e anomalias no equipamento de medida, entre outras vantagens, as quais irão trazer benefícios para as entidades envolvidas.

 

No final da reunião decorreu um período de troca de informações e debate, e no qual foram também prestados esclarecimentos sobre o trabalho realizado e a matéria em análise e as suas implicações.

 

O Sr. Presidente encerrou a reunião afirmando que é de extrema importância manter ativa a cooperação com as Uniões e Juntas de Freguesia, por forma a garantir que, em conjunto, se consiga reduzir o valor de perdas deste bem tão precioso, que é a água.

 

Cada gota conta!

 

Veja aqui as fotos.

 

 

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes