Início > Notícias

 

 

Os SIMAR apelam ao uso racional de água

2017-11-17

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de outubro foi o mais seco dos últimos 20 anos, em Portugal. No final de setembro, estimou-se que 81% do território continental está em seca severa e 7,4% em seca extrema.

 

O sector agrícola é motivo de grande preocupação para as autoridades, uma vez que a falta de água está já a prejudicar culturas e pasto para animais.

 

Perante este cenário, os ministros do Ambiente e da Agricultura propuseram uma ação de sensibilização com o mote “Vamos fechar a torneira à seca”, em colaboração com a Águas de Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente e a ERSAR, apelando à poupança de água, reservando-a apenas para o consumo humano, deixando para os últimos lugares de prioridade as regas de jardins, o abastecimento de piscinas e o funcionamento de fontes ornamentais ou a lavagem de carros e ruas.

 

Foi acionado um conjunto de medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca e foi disponibilizado um site com informação sobre a seca que assola o país, onde pode também consultar algumas dicas úteis para utilizar água de forma mais racional, em www.fecheatorneira.pt.

 

Os SIMAR não podem ficar indiferentes a este problema pelo que apelam à contenção no consumo deste bem tão precioso e indispensável como é a água.

 

 

 

 

 

                                    

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes