Início > Notícias

 

 

Os SIMAR apostam nas Energias Renováveis em Reservatórios de Água

2018-02-22

 

No âmbito da empreitada da 3ª fase da Telegestão que se encontra em fase de conclusão, os SIMAR optam por produção de energia para autoconsumo através de painéis solares fotovoltaicos nos reservatórios de À-das-Lebres (zona alta), Bolores e Freixial (zona alta), representando um investimento de cerca de 20.500 € em equipamento cujo período de vida útil expectável será de 40 anos.

 

Trata-se de um projeto piloto aplicado a três reservatórios de água já existentes, que reunem as condições ideais de exposição solar para implementação desta solução.

 

A instalação permitirá a produção necessária para envio de dados e comunicação para o sistema de telegestão, nomeadamente nível de reservatório, caudal distribuído, segurança da instalação, comando à distância de válvula em caso de roturas ou alguma anomalia de distribuição de água.

 

Desta forma, e com recurso a energia solar, será possível a diminuição das emissões de CO2 e a redução da fatura energética. Esta ação encontra-se alinhada com o Pacto dos Autarcas, iniciativa da Comissão Europeia, segundo o qual os municípios signatários comprometem-se a reduzir a produção de dióxido de carbono (CO2) através da diminuição do consumo de eletricidade e do aumento da produção de energia renovável.

 

O sistema estará em pleno funcionamento em março de 2018.

 

 Veja aqui as fotografias.

 

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes