Início > Notícias

 

 

Reforço de viaturas para recolha de resíduos

2021-11-22

 

No dia 22 de novembro de 2021, pelas 14:30 horas, o Sr. Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR, Ricardo Leão, acompanhado pelo Sr. Administrador, Nuno Dias, do adjunto, Hugo Cunha e do Chefe de Divisão de Gestão de Frotas, Francisco Teixeira, deslocou-se ao parque de viaturas do Juncal para rececionar 4 novas viaturas destinados à recolha de resíduos, que vêm assim reforçar e renovar a frota de veículos existente.

 

Duas das viaturas rececionadas, com 12 m³, no valor de 270.600,00€, foram adquiridas com o intuito de reforçar a recolha de bioresiduos tendo por base o resultado de uma nova visão e vontade política dos Municípios de Loures e de Odivelas e dos SIMAR para transformar o atual sistema de recolha de resíduos, que nestes termos contou com o cofinanciamento em cerca de 75%, ao abrigo da candidatura ao aviso do POSEUR 11-2020-15, Recolha Seletiva de Bioresiduos.

 

Com esta aquisição os Municípios pretendem contribuir ativamente para o cumprimento das políticas e metas definidas no PERSU 2020 e para a alteração do atual paradigma da recolha e tratamento adequado de resíduos a nível local e nacional, no sentido da implementação de uma economia circular, através do aumento da capacidade instalada e da experiência a adquirir que lhe permite num futuro próximo avançar para outras operações de forma sustentada nesta experiência, otimizada, integrada e sustentável em termos financeiros. Estima-se que a recolha seletiva de bioresiduos a ser efetuada por estas viaturas represente um valor acima das 3000 toneladas por ano.

 

No que respeita às outras duas viaturas de recolha posterior, com caixa de carga de 15 m³, movidas a GNC (gás natural comprimido) que sendo um combustível ecológico, considerando as suas características de baixa emissão de poluentes, irão permitir uma mobilidade mais verde e económica. Estas viaturas representam um investimento num valor superior a 401 mil euros e inserem-se numa estratégia de renovação da frota, com a qual se pretende melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores dos resíduos urbanos e conduzir ainda a uma maior eficiência na recolha de resíduos, em Loures e Odivelas.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                    

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes