Início > Notícias

 

 

Assinado novo acordo de colaboração com Associações de Bombeiros

2017-06-30

 

No âmbito do Plano Estratégico de Redução de Perdas de Água, foi assinado no passado dia 29 de junho, no Auditório dos SIMAR em Sete Casas, o 4º protocolo de colaboração com as Associações e Corporações de Bombeiros dos Concelhos de Loures e de Odivelas.

 

Esta cerimónia teve início com um minuto de silêncio em memória das vítimas da recente e devastadora tragédia, ocorrida a 17 de junho em Pedrogão Grande, e contou com a presença dos Presidentes e Comandantes das respetivas Associações, do Conselho de Administração dos SIMAR, composto pelo Sr. Presidente Hugo Martins e pelos Srs. Administradores José Esteves e António Pombinho, do Sr. Diretor Delegado, Rui Abreu, do representante da Proteção Civil de Loures e de elementos do grupo de trabalho criado no âmbito da estratégia.

 

Os SIMAR têm vindo a investir num conjunto de medidas que contribuem para a redução do valor de perdas de água e, por forma a dar continuidade ao trabalho iniciado em 2014, é importante manter a colaboração com as Associações Humanitárias de Bombeiros dos dois concelhos que servimos. Neste sentido, foi transmitido que se torna relevante assegurar que o número de marcos de água se encontra atualizado, continuar a efetuar a sua fiscalização, inspeção de funcionamento e selagem, garantindo que se encontram operacionais para a utilização exclusiva de Bombeiros e SIMAR.

 

Ainda no âmbito do Plano Estratégico, o Sr. Presidente Hugo Martins referiu também que para além das medidas aplicadas, relacionadas com os usos indevidos dos marcos de água, foram igualmente avaliadas e priorizadas outras medidas de maior investimento, cujos resultados se esperam significativos para atingir o valor de apenas 20% de perdas: “A Execução e remodelação das principais condutas em Caneças e no Bairro Dr. Mário Madeira; a Construção da conduta de distribuição do novo Reservatório de Santa Maria, no Casal do Covão, em Loures; a aquisição de um software de monitorização de caudais e pressão, que permite uma análise e planeamento, melhorando assim o serviço e a eficiência das infraestruturas; a empreitada de colocação de contadores em zonas verdes, cujas contagens eram, até aqui, apenas por estimativa; a 3ª fase do sistema de Telegestão, na zona norte do Concelho de Loures, já em execução e por um período de 18 meses. Tudo isto representa um investimento que ronda os 2 milhões de euros. Está ainda prevista para o 2º semestre, a abertura de procedimentos concursais de empreitadas de substituição de rede de distribuição de água nas freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Famões, Santo António dos Cavaleiros, Loures, Camarate  e Sacavém, num valor total de cerca de 3,5 milhões de euros”.

 

O Eng.º Filipe Varges, elemento do grupo de trabalho para a redução de perdas de água, teve uma breve intervenção dando conta dos resultados obtidos no último ano, sublinhando que a cooperação entre ambas as partes tem trazido resultados positivos.

 

Veja aqui algumas imagens.

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes