Início > Água de Consumo e Águas Residuais > Laboratório
Água de Consumo
Águas Residuais
Laboratório >
 

 

O Laboratório

 

A existência do Laboratório de Águas dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas é uma das mais importantes garantias da qualidade da água distribuída nos dois concelhos.

 

Conscientes da necessidade de proceder a um maior controlo da água distribuída para consumo humano, em 1974 criámos o nosso próprio Laboratório de Águas Potáveis em Frielas.

 

Em 1995 o Laboratório transferiu-se provisoriamente para as instalações das Alvogas (Loures), onde se manteve até 20 de maio de 1999, dia da inauguração do novo edifício no complexo oficinal de Sete Casas, que veio permitir uma melhoria substancial na prestação dos nossos serviços de recolha, análise e controlo de qualidade da água para consumo humano, por nós distribuída. Esta inovação tecnológica veio possibilitar uma maior rapidez de resposta entre a identificação (ou suspeita) de um problema, na qualidade da água, e o desenvolvimento de ações indispensáveis para sua resolução.

 

Em 2000 foi implementado o Sistema de Qualidade que garantiu o reconhecimento dos serviços prestados no âmbito da qualidade, com a concessão da Acreditação por parte do Instituto Português da Qualidade, para ensaios de águas de consumo, naturais e piscinas.

 

O âmbito de atividade do Laboratório foi alargado em 2002, quando começaram a ser realizadas análises a águas residuais domésticas e industriais, segundo os requisitos da legislação vigente, e os requisitos estabelecidos pelos então Serviços Municipalizados de Loures para as descargas de águas residuais industriais na rede de coletores municipais. Este esforço foi logo reconhecido em 2003, quando o Laboratório conseguiu a Acreditação para os ensaios analíticos de Águas Residuais.

 

Os pressupostos que levaram à criação do Laboratório de Águas ainda hoje se mantêm. No entanto, têm vindo a ser reforçados quer pela legislação em vigor, quer pelas práticas e ações dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas no âmbito da Qualidade.

 

Desde 1974 temos vindo a apostar e investir na monitorização e tratamento da água, promovendo diariamente a colheita de amostras de água, em vários pontos da rede de distribuição e redes prediais, para posterior análise de controlo analítico.

 

Consulte aqui, mais sobre a Qualidade da Água, Serviços Analíticos e Dureza da Água.

 

Principais Atividades do Laboratório de Águas

 A principal atividade do nosso Laboratório é a realização de análises a águas para avaliação da sua adequabilidade para consumo humano, realizando neste âmbito as seguintes tipologias de análises:

• Águas de abastecimento público;

• Águas superficiais ou subterrâneas.

 

Como segunda atividade, a realização de análises a:

• Águas residuais (domésticas e industriais);

• Águas de Piscinas;

• Águas Balneares;

• Águas de Processo;

• Pesquisa de Legionella.

 

O Laboratório de Águas é estruturado em setores independentes, e constituído por três laboratórios internos:

 

Amostragem, unidade responsável pela realização de todas as colheitas de amostras de água para o Laboratório e clientes, estando acreditado para colheitas de amostras de água natural, de consumo humano e piscinas. Esta unidade realiza ainda colheitas de amostras de águas residuais;

 

Laboratório de Bacteriologia, no qual se realizam todos os ensaios microbiológicos e organoléticos, para as águas de consumo, naturais, piscinas e residuais, assim como os ensaios biológicos de pesquisa de agentes biológicos;

 

Laboratório de Química, no qual se realizam todos os ensaios físico-químicos, para águas naturais, de consumo humano e residuais. Este laboratório está dividido em 3 Laboratórios, o Laboratório de Química, Laboratório de Absorção Atómica (no qual se realizam as determinações de metais) e o Laboratório de Cromatografia, este subdividido em 3 unidades mais pequenas de acordo com a técnica cromatográfica específica, Cromatografia Iónica (determinação de catiões e aniões), Cromatografia Líquida (determinação dos Hidrocarbonetos Policíclicos) e Cromatografia Gasosa (determinação de Hidrocarbonetos e Trihalometanos).

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes