Início > Água de Consumo e Águas Residuais > Águas Residuais
Água de Consumo
Águas Residuais
Laboratório >
 

 

Águas Residuais

 

Às águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas, damos o nome de águas residuais. No passado, a não existência de infraestruturas de drenagem de águas residuais levava a que os nossos cursos naturais de água estivessem em risco de desaparecer devido à poluição. Os Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, ao longo da sua história, têm vindo a desenvolver e melhorar o seu serviço de drenagem de águas residuais, para que as populações dos concelhos de Loures e Odivelas possam desfrutar de um ambiente mais saudável.

 

Sendo uma das áreas importantes para garantir a qualidade dos cursos de água existentes nos concelhos de Loures e Odivelas, os SIMAR Loures|Odivelas são responsáveis pela construção, manutenção, conservação, controlo e gestão dos sistemas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.

 

No passado, os extintos Serviços Municipalizados de Loures foram responsáveis pelo tratamento das águas residuais nas ETAR de Frielas e São João da Talha. No entanto, esta área foi concessionada à empresa SIMTEJO, agora Águas de Lisboa e Vale do Tejo, ficando os SIMAR apenas responsáveis pela drenagem e encaminhamento das águas residuais.

 

A drenagem de águas residuais nos concelhos de Loures e Odivelas, é efetuada através de uma rede de esgotos, devidamente monitorizada e pensada, de forma a garantir a prestação de um serviço com qualidade e sem falhas. A rede de drenagem de águas residuais apresenta atualmente* os seguintes valores:

 

 

A rede de drenagem denominada em "alta", constituída por intercetores e ETAR, é gerida pela empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo.

 * Os valores apresentados para a rede de águas residuais representam apenas os inseridos no SIG (Sistema de Informação Geográfico).

 

A drenagem é efetuada na sua generalidade através da rede de condutas. No entanto, nos casos em que é impossível a construção de rede por causa das características do terreno, existem fossas sépticas, cabendo aos SIMAR a recolha das águas residuais com auxílio de viaturas próprias para o efeito.

 

Os principais serviços prestados na área do saneamento são:

 • Manutenção e conservação da rede de drenagem;

• Execução de ramais e coletores;

• Limpeza de coletores e fossas;

• Inspeção vídeo da rede;

• Participar na proteção dos Recursos Hídricos – RDARI (em baixo). A drenagem é garantida não apenas pela rede, mas também através de outras infraestruturas, como as 11 estações elevatórias que permitem o transporte das águas residuais até às ETAR. Estas estações encontram-se nas seguintes localidades:

• Sacavém (Águas de Lisboa e Vale do Tejo);

• B. Belo Horizonte;

• B. Serro Picão / Portela de Azóia / B. Alto de São Lourenço;

• Bucelas;

• Sacavém – Rua Domingos José de Morais (apenas águas pluviais);

• Bairro das Fontes;

• Alto de Famões;

• Chamboeira;

• Infantado;

• Portela de Azóia - Rua Bernardino Santareno.

 

Programa RDARI – Empresas

Sendo competência das Câmaras Municipais a autorização e fixação das condições de descarga de águas residuais industriais nos sistemas públicos de drenagem, foi criado o documento que regula as descargas de águas residuais na área de prestação deste serviço pelos SIMAR, nos concelhos de Loures e Odivelas.

 

O Regulamento de Descarga de Águas Residuais Industriais dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas foi criado em 1993 e tem vindo a ser revisto e publicado ao longo dos anos no Diário da República.

 

Para mais informações consulte o regulamento ou veja a nossa secção de perguntas frequentes.

 

A adesão ao Programa RDARI é feita através do requerimento de ligação às redes de coletores municipais. Para aderir deverá utilizar a minuta de requerimento e um dos seguintes impressos:

 

Impresso Modelo A / Impresso Modelo B

 

Se pretender esclarecimentos adicionais, pode ainda contactar os Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas através do número 219 848 500, no horário de atendimento do Edifício Sede ou através do endereço de correio eletrónico: geral@simar-louresodivelas.pt.

 

 

 

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes