Perguntas Frequentes

Como posso solicitar um contentor /ecoponto para a zona onde vivo?

Deve fornecer os seguintes dados: número de cliente, nome e morada para a qual pretende o contentor/ ecoponto.
Deverá deixar um contacto para que, após a análise a efetuar pelos técnicos, possa ser informado do resultado do seu pedido.

Como posso solicitar um contentor /ecoponto para o prédio/ moradia onde vivo?

Caso habite numa zona servida por um sistema de recolha porta a porta, deve fornecer os seguintes dados: número de cliente, nome e morada. Deverá também deixar um contacto para algum esclarecimento adicional que seja necessário.

A que dias são recolhidos os contentores/ ecoponto na minha rua?

Deve fornecer os seguintes dados: número de cliente, nome e morada. Deverá deixar um contacto para que, após a análise a efetuar pelos técnicos, possa ser informado do resultado do seu pedido.

Como posso solicitar a lavagem dos contentores?

No que se refere aos contentores individuais, atribuídos aos munícipes em zonas servidas por um sistema de recolha porta-a-porta, a lavagem é da responsabilidade dos utilizadores.

Relativamente aos contentores da via pública deve fornecer os seguintes dados: número de cliente, nome e morada, e localização dos contentores que pretende que sejam lavados. Deverá deixar um contacto para que, após a análise a efetuar pelos técnicos, possa ser informado
do resultado do seu pedido.

O que fazer com os móveis velhos ou eletrodomésticos?

Em cada freguesia, existe um dia de recolha para a recolha de monos, ou seja, móveis, sofás ou eletrodomésticos de que se quer desfazer e que, pelo seu tamanho, não podem ser depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (lixo normal).

A deposição dos monos deverá ser efetuada pelos munícipes junto ao contentor da via pública ou, no caso de áreas servidas por sistemas de recolha porta-a-porta, no local onde é habitual colocar o contentor. Esta deposição dever ser efetuada com um máximo de 24 horas de antecedência relativamente ao horário de remoção previsto. Deverá sempre informar previamente estes serviços, fornecendo a morada onde vai colocar o resíduo.

Onde devo depositar os resíduos verdes (aparas, ramos, troncos e folhas) do meu jardim?

Em cada freguesia, existe um dia de recolha para a recolha dos resíduos verdes, provenientes de jardins particulares. A deposição dos resíduos verdes deverá ser efetuada pelos munícipes junto ao contentor da via pública ou, no caso de áreas servidas por sistemas de recolha porta-a-porta, no local onde é habitual colocar o contentor. Esta deposição dever ser efetuada com um máximo de 24 horas de antecedência relativamente ao horário de remoção previsto. Deverá sempre informar previamente estes serviços, fornecendo a morada onde vai colocar o resíduo-

O que é que acontece ao lixo que deposito no contentor?

Os resíduos depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (resíduos que não podem ser reciclados) são encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Valorsul onde são queimados com consequente produção de energia elétrica.

Onde se encontra o ecoponto mais próximo de minha casa?

Deve fornecer os seguintes dados: número de cliente, nome e morada Deverá deixar um contacto para que, após a análise a efetuar pelos técnicos, possa ser informado da localização dos ecopontos mais próximos da sua habitação.

O que devo colocar no ecoponto azul?

Caixas de cartão, jornais e revistas e papel de escrita e impressão. Não deve colocar papel vegetal, de prata, autocolantes ou papel sujo.

O que devo colocar no ecoponto amarelo?

Embalagens de plástico, latas, pacotes de bebida e sacos de plástico. As embalagens devem ser escorridas e espalmadas.

O que devo colocar no ecoponto verde?

Garrafas, frascos e boiões. Não deve colocar vidros de janela, pirex, cerâmicas, espelhos e lâmpadas.

Ouvi dizer que não vale a pena separar o lixo porque depois ele é todo misturado!

Algumas viaturas de recolha de ecopontos são bipartidas, ou seja, têm dois compartimentos separados permitindo a recolha de dois materiais em simultâneo sem que haja mistura dos mesmos. Pode também acontecer que a contaminação do conteúdo de um ecoponto leve a que este seja recolhido pela viatura que recolhe os resíduos indiferenciados.

O que é que acontece aos materiais que deposito no ecoponto?

Os materiais depositados nos ecopontos são encaminhados para o Centro de Triagem da Valorsul onde são separados por tipo de material por forma a serem encaminhados para a indústria recicladora.

Oque são resíduos orgânicos? Como posso participar na sua separação?

Resíduos orgânicos são resíduos sólidos resultantes da preparação, confeção e resto de refeições.

Caso seja um grande produtor (restaurante, cantina, mercado e supermercado) ou resida na Urbanização da Portela ou na Urbanização do Almirante (Santo António dos Cavaleiros) deverá contactar a Divisão de Resíduos Urbanos, por escrito e solicitar um contentor castanho. Estes resíduos são depois encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização orgânica da Valorsul onde são transformados em composto para aplicação na agricultura e jardinagem.

O que devo colocar no contentor castanho (resíduos orgânicos)?

Restos de alimentos crus e cozinhados, como por exemplo, restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos, restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá; Toalhas e toalhetes de papel e guardanapos de papel produzidos no âmbito do serviço de refeições.

Não deve colocar resíduos líquidos, embalagens, copos, talheres, pratos, chávenas, papel higiénico, caricas e rolhas.

Onde devo depositar os óleos alimentares usados?

Deverá contactar a sua Câmara Municipal para saber a localização do oleão mais próximo de si.

Onde posso depositar lâmpadas fluorescentes?

Pode depositar nos pontos eletrão existentes nas superfícies comerciais onde entregar no Ecocentro da Valorsul.

Existe algum regulamento sobre os resíduos urbanos no meu município?

Sim, pode consultar o Regulamento na INTERNET .

Estou a fazer uma obra. O que devo fazer com os resíduos de construção e demolição?

Os empreiteiros são responsáveis pela recolha e eliminação do entulho. Se for superior a 1m3 deverá contactar uma empresa privada. Se for inferior a 1m3 poderá entregar no Ecocentro da Valorsul.

Na minha rua são feitas, frequentemente, descargas indevidas de resíduos. O que devo fazer?

Deverá informar a Fiscalização da sua Câmara Municipal que é quem tem a competência para participar os factos suscetíveis de constituir contraordenação ao Regulamento Municipal.